Tópicos

domingo, 12 de setembro de 2010

Fundamento de Física - Mecânica 1

Estava estudando física do movimento, e dentre muitas coisas não tão interessantes assim para uns, interessantíssimas para outros, intrigantes, difíceis de entender, comecei a compreender que o livro estava tentando mostrar através daquela linguagem retórica e complicada que na verdade o movimento era resultado de um deslocamento, era o resultado de mudança de estado, de uma posição para outra posição, era resultado de mudança. Mas a mudança ou movimento só podia ser provado se fosse identificado a sua localização inicial e provado sua localização final. No momento que entendi depois de ler e reler aquilo um monte de vezes (demorei a entender isso), o livro jogou em minha mente uma informação que me chocou: “O mundo, e tudo que nele está, se move. Mesmo coisas aparentemente estacionárias, como um estrada, move-se com a rotação da Terra, com a translação da Terra em torno do Sol, com a órbita do Sol ao redor da Via Láctea, assim como com a migração dessa galáxia com relação às outras galáxias.” - Então quer dizer que tudo se move, mas se tudo se move como medir a velocidade que se move em algo que também esta se movendo? O livro atingiu seu objetivo, me deixou interessado no assunto. Toda a localização que estabelecermos será limitada a nossa visão humana, limitado aquilo que conseguimos visualizar, por isso essa posição é relativa. Como e o que estarei medindo então? Algo relativo, algo que tem parcialidade, frustração, não existem posições absolutas!

Depois de enlouquecer momentaneamente conclui: “Não sabemos onde estamos...” - Ou foi o Espirito Santo que me soprou isso? Não sei mas fiquei naquele estado de admiração do infinito, sabe quando olhamos para o nada? Então, foi assim. Fiquei nisso uns dois minutos, e entendi que mudanças se dão no momento que enxergamos a nossa situação. Dois dias depois teve um congresso cristão na cidade, e o pregador disse a mesma coisa que tinha concluído a dois dias atrás no meu estudo de física, só que ele provou biblicamente. Então fiquei convencido de que foi o Espirito Santo mesmo que me mostrou aquilo e por isso fiquei tão interessado nos cálculos e tudo mais (o que não acontece geralmente).


Não podemos mudar sem antes enxergar onde estamos e para onde vamos. Ah! Que verdade profunda! Quando olhamos para o “gráfico” posição x tempo, observamos como ocorre a mudança, e para descobrir se estamos mais rápido ou mais lentos é preciso cálculos, calcular a tangente da posição com o tempo, a derivada, complexa sabedoria, parece ter sido estabelecida por Deus até na aritmética! No sinal de mais e menos, e se manifesta em tudo, em todos, até mesmo nos nossos pensamentos e imaginações.

Mas não podemos esquecer que tudo se move, a posição aparentemente estacionária da partícula que é a sua vida se move junto com terra em torno do Sol, que se move na Via Láctea que se move com outras galáxias, que se movem no Universo, que se movem em Deus...

Amado, para um cálculo imparcial, correto e conciso, deixe a bíblia dizer onde você esta em Deus, deixe Deus dizer onde você esta nEle, qual é a sua posição inicial e final nEle, pois Este está sempre parado, ele não se move em relação a nada, todas as coisas se movem em relação a Ele, Ele move todas as coisas, Este é o ponto de referência absoluto, Ele é Deus e nunca muda, Ele e o inicio e fim, todas as mudanças tem posição inicial nEle, e posição final nEle, nada sai de sua vontade, nada se move sem seu consentimento, toda mecânica estaria desprovida de verdade se Deus não estivesse com o universo em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário